Medicações (cuidados e efeitos colaterais)


 

 ANTINFLAMATÓRIOS= são remédios que combatem a inflamação e aliviam dores de origem reumáticas, artroses, contusões…

Preocupo-me com o uso diário e crônico por pacientes, muitas vezes idosos, diabéticos e hipertensos. Estas medicações podem causar hemorragia gástrica (gastrites, úlceras), insuficiência renal, elevações da pressão arterial e queda dos glóbulos brancos do sangue.

Portanto, não use estas medicações sem a indicação de seu médico e converse com ele sobre suas preocupações com os efeitos colaterais.

 

METIL DOPA= Aldomet

Esta medicação é utilizada para o tratamento da hipertensão arterial (atualmente é a droga de escolha para as gestantes pelo seu perfil de segurança).

Efeitos colaterais mais frequentes= sonolência, fraqueza, cefaléia, redução da frequência cardíaca, agravamento da angina, tontura, depressão, psicose. Os pacientes mais idosos podem apresentar queda da pressão acentuada ao levantarem-se da cama e cair.

Efeitos sobre a pele, aparelho digestivo e sistema endócrino (redução da libido sexual).

 

BLOQUEADOES DE CANAIS DE CÁLCIO: VERAPAMIL, DILTIAZEN, ANLODIPINA, NIFEDIPINA, MANIDIPINA (MANIVASC), LERCANIDIPINA (ZANIDIP).

Estas medicações são ótimos antihipertensivos e em geral muito bem toleradas. Os 2 primeiros com mais frequência provocam constipação mas podem provocar bloqueios cardíacos e redução dos batimentos cardíacos.

Os demais não interferem nos batimentos do coração. Notamos que seu efeito colateral principal é edema (inchaço) dos membros inferiores e por vezes vermelhidão local. São mais comuns com nifedipina e anlodipina e depende da dose utilizada. O edema desaparece com a troca da medicação.

 Podem ocasionar também hipertrofia de gengiva e tremores em idosos especialmente.

 

BETABLOQUEADORES= propranolol, atenolol, metoprolol e outros. São utilizados para hipertensão arterial,  insuficiência cardíaca e na doença das coronárias.

Reduzem o número de batimentos cardíacos e a pressão.

Extremidades frias, insônia, depressão, alucinações, astenia, tonturas, disfunção erétil

São contraindicados em pacientes com asma, doença pulmonar crônica, grave obstrução arterial periférica, Bloqueios cardíacos de 2º e 3º graus.

Pode haver elevação de glicose e triglicerídeos. Não há contraindicação absoluta nestes casos mas deve haver cuidadosa monitoração sanguínea.

*** é bom lembrar que o uso concomitante de álcool com betabloqueadores pode potencializar a sonolência e tontura.

 

INIBIDORES DA ECA= captopril, enalapril, lisinopril e outros.

São medicações utilizadas para o tratamento da Hipertensão e insuficiência cardíca. São drogas importantes pois reduzem o risco de morte por infarto e insuficiência cardíaca.

10-15% dos pacientes apresentam tosse seca e coceira na garganta.

Efeitos colaterais graves como reações alérgicas foram descritas mas pouco frequentes.  Edema de glote, reações cutãneas.

Perda do paladar, anemia, lesões na boca, piora da função renal, aumento de potássio

Na minha prática diária, a tosse é de longe seu principal efeito colateral.

 

BRAs= losartan, valsarsan, candesartan, olmesartan…

Em geral, seus efeitos colaterais são notados em pacientes com doença renal diabética.

fadiga, tontura, dor no peito, queda de pressão, aumento de potássio, queda de glicose e infecção urinária(losartan), diarréia, tosse, infecção de vias aéreas superiores, anemia, febre, gastrite, artralgia…

 

DIURÉTICOS= São utilizados para o tratamento da hipertensão e insuficiência cardíaca.

Hidroclorotiazida= aumento de ácido úrico, glicose, ldl colesterol e tlicerídeos, miocardite alérgica, impotência, pancreatinte, pneumonite, queda de cabelo

Em geral bem tolerados.

Efeitos colaterais mais comuns são os distúrbios de potássio e cãimbras.

Procuramos por isso, utilizar sempre baixas doses. Com isso, evitamos estes efeitos negativos.

Espironolactona= dor de cabeça, urticária, crescimento de pelos, queda de cabelo da cabeça, crescimento da mama, distúrbios menstruais, impotencia, constipação, tosse, aumento de potássio, alterações da voz.

 

INIBIDORES DA RENINA

Alisquireno (Rasilez)= vermelhidão na pele, diarréia, aumento de cpk (enzima ) e tosse. Estes efeitos ocorrem com incidência menor que 1%.

 

ANTICOAGULANTES (Marevan, Coumadim, Marcoumar)

Estas medicações são usadas em pacientes que apresentam processos de trombose de veias em membros inferiores, embolias, próteses metálicas cardíacas, fibrilação atrial (arritmia cardíaca).

Elas inibem a síntese de alguns fatores responsáveis pela coagulação do sangue.

Efeitos colaterais= hemorragias, alergia, intoxicação hepática, queixas digestivas (em geral bem toleradas).

Monitoramento da dose= estas medicações são controladas pela realização de exame de sangue para dosar TAP + INR (semanal no 1º mês de uso e quinsenal apartir do 2º mês).

Cuidados especiais=

- tome a medicação sempre no mesmo horário. Preferencialmente no final da tarde.

- se esquecer de tomar o remédio e lembrar mais tarde, no mesmo dia, tome assim mesmo. Caso lembre que esqueceu no dia seguinte, não tome dose dupla.

-Você não está proibido de tomar bebida alcoólica, todavia, não deve exagerar na quantidade. Se o seu organismo receber excesso de álcool, será como se você tivesse tomado uma dose extra de anticoagulante oral, assim, se você realizar um exame de TAP e INR cerca de 2-3 dias após uma forte ingestão de bebida alcoólica, é muito provável que o valor de INR tenha subido além do limite superior da faixa desejada; isto ocorre porque o álcool aumenta a ação anticoagulante da varfarina. Pacientes em uso de anticoagulante oral não deve exceder a dois copos de cerveja ou um dose de uísque.

-evitar injeções no músculo, não andar descalço, cuidado com uso de materiais cortantes.

-observe o aparecimento de manchas roxas, urina com sangue, sangramento nasal. Em caso positivo, comunique seu médico.

-Coma diariamente a mesma porção de vegetais verdes (ricos em Vitamina k  e alho. Estes interferem diretamente no efeito do remédio, reduzindo ou aumentando seu efeito.

-Alimentos ricos em gordura reduzem o efeito dos anticoagulantes.

-Medicamentos que aumentam o efeito dos anticoagulantes= AAS, alopurinol, amiodarona, analgésicos opióides, aminoglicosídeos e macrolídeos, antidepressivos tricíclicos, antinflamatórios, paracetamol, clopidogrel, ticlopidina, penicilina G e cefalosporinas, corticóides, fibratos, estatinas, hipoglicemiantes orais.

-Medicamentos que reduzem o efeito dos anticoagulantes= álcool, laxantes.

- O INR deve ser dosado sempre no mesmo laboratório. Preferir laboratórios que realizam os exames no local (a demora na realização do exame pode modificar o resultado). Atualmente existem aparelhos produzidos pela Roche que podem fazer este controle em casa. Infelizmente o preço ainda é um limitante.

Todo o exame de INR deve ser passado por Fax ao médico, no mesmo dia da coleta, para as medidas necessárias.

-Sempre que você necessitar realizar algum procedimento cirúrgico ou extração dentária, seu médico deve ser comunicado com grande antecedência para que ele prepare você para estes procedimentos. É fundamental que você informe seu dentista do uso de anticoagulante oral, pois, a decisão de suspender o tratamento em caso de extração dentária deve ser tomada em conjunto pelo médico e o dentista.
 

-O anticoagulante oral deve ser suspenso imediatamente após a confirmação da gravidez devido ao elevado risco de má formação do feto.
- Em caso de sangramento, comunique-se imediatamente com o seu médico. A maior probabilidade é que o nível de anticoagulação esteja acima do desejado e a conduta inclui a suspensão temporária ou redução da dose do anticoagulante, porém somente o seu médico poderá orientar a redução ou suspensão temporária do medicamento.

NOVOS ANTICOAGULANTES= estas drogas são indicadas para pessoas portadoras de uma arritmia chamada fibrilação atrial (para prevenir embolias) e para prevenção e tratamento das tromboses venosas.

Não estão indicadas em pessoas que usam válvulas no coração.

1) DABIGATRANA (Pradaxa)=Reações alérgicas graves (rash, urticária, coceira, dificuldade em respirar; aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua, sibilos); sangue nas fezes, dor no peito, confusão, tosse com sangue; fraqueza, tonturas, dores de cabeça, desmaios, dor nas articulações, inchaço, desconforto ou, fraqueza de um lado, urina escura; grave ou persistente dor de garganta ou dor de estômago; fala arrastada; hematomas ou hemorragias ( por exemplo, sangramento excessivo de cortes, excepcionalmente pesado sangramento menstrual ou vaginal, sangramento nasal, hemorragias repetidas de gengivas), problemas de visão, vômito que se parece com borra de sangue ou café.

Felizmente os efeitos colaterais mais comuns são leves e geralmente ligados a queixas digestivas (náuseas, má digestão, falta de apetite).

2) RIVAROXABANO (Xarelto)=Reações alérgicas graves (rash, urticária, coceira, dificuldade em respirar ou engolir; aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios, garganta ou língua);  fezes negras, tosse com sangue, urina escura, febre , calafrios, dor de garganta, inchaço; urina rosa ou vermelha, pele vermelha, inchada, com bolhas ou descamação, dor nas articulações, rigidez,  sintomas de anemia (por exemplo, incomum dor de cabeça, palidez grave ou persistente, falta de ar, taquicardia, dor no peito, cansaço ou fraqueza); sintomas de hemorragia no cérebro (por exemplo, dor de cabeça súbita, intensa, fraqueza de um lado, problemas de visão, fala arrastada, confusão) , sintomas de pressão arterial baixa (por exemplo, desmaios ou tonturas); inexplicável inchaço; incomum ou prolongados hematomas ou hemorragias (por exemplo, períodos menstruais anormais, hemorragias nasais frequentes, hemorragias nas gengivas, sangramento vaginal); vômito que se parece como borra de café; amarelamento da pele ou olhos.

 

AMIODARONA=( Ancoron, Miodon)= este é uma medicação utilizada para regularizar o rítmo do coração especialmente em pessoas que apresentam sintomas de palpitações e possuem uma arritmia cardíaca comprovada associada a uma doença do coração.
Contudo, esta medicação também requer alguns cuidados.

Não use este medicamento se você é alérgico a amiodarona ou iodo, ou se você tiver certos problemas cardíacos, tais como “bloqueio AV”, ou uma história de batimentos cardíacos lentos.Não use amiodarona sem informar o seu médico se estiver grávida. Pode prejudicar o feto. Use um método contraceptivo eficaz, e informe o seu médico se engravidar durante o tratamento.

Para ter certeza que esta medicação não está causando efeitos nocivos, seu sangue pode precisar de ser testado em uma base regular. Sua tireóide e função hepática também podem precisar de ser testado, e você pode precisar de exames oftalmológicos e radiografia de tórax.

 

  1. sergio vitorino arruda

    Boa noite tenho uma protesse de valvula nitral mecanica e estou reparando que estao aparecendo
    alguns pontos marrons na pontas dos dedos da maos seria efeito do MAREVAN ?

    Oque seria sindrome purpurica dos pés

    • dreduardowebster

      Caro Sérgio, as seguintes reações adversas têm sido relatadas: reações de hipersensibilidade, erupção cutânea, alopécia, diarréia, queda inexplicada no hematócrito e síndrome purpúrica dos pés. Necrose dérmica nos primeiros dias de tratamento tem sido relatada com pouca freqüência, e na maioria dos casos em mulheres idosas e obesas.
      A síndrome purpúrica ocorre pela ação do medicamento, inibindo a síntese de determinados fatores da coagulação. Pode também ocorrer queda nas plaquedas. Isso tudo faz com que ocorram pequenos sangramentos em vasos capilares dos pés (manchas roxas, pontos vermelhos).
      O importante é que isso indica manejo inadequado do anticoagulante. Procure um hematologista. Um abraço.

    • minha esposa sofre de fibrilação atrial, o medico receitou amiodarona esta droga e ótima, foi muito eficiente em seu tratamento, mais ela tem sempre fazer exame de sangue , para controle do hormônio da tiroide, as vezes tem que parar com o tratamento, temporariamente para o controle do tsh

      • dreduardowebster

        Wasny, outro caminho seria manter a amiodarona e se necessário, adicionar pequenas doses de hormônio tireoideano. Pode também substituir a amiodarona por outra droga, porém nem sempre é possível. Converse com seu médico, ok?
        Obrigado pela visita.

  2. Rodge Farias

    Caro amigo o anticoagulante (MAREVAN) diminui a libido?

    • Olá Dr. Eduardo….Faço uso do Xarelto há 6 meses por conta de uma TVP na perna esquerda e gostaria de saber se posso tomar remédio para gripe/resfriado: analgésicos, antitérmicos e paracetamol?

  3. valeria marins ramos

    tenho trombose venosa profunda fator ve mutação…meu reumatologista está estudando o caso de tirar o marevan.e um procedimento normal?

  4. Bom dia. Tenho válvulas metálicas, mitral e aórtica há seis anos, tenho problema no controle do INR, tomo marevan de 5mg diariamente, alternando quando o INR sobe ou diminue. Sou acompanhada e orientada pelos meus cardiologistas, mas gostaria de saber se o uso prolongado do marevan além de dor de cabeça pode causar ou piorar as dores musculares
    obrigada.

    • dreduardowebster

      FTIMA, OBRIGADO POR SEU COMENTRIOVOC PRECISA CONVERSAR COM SEU MDICO. EXISTEM VRIAS CAUSAS PARA DOR DE CABEA OU DORES MUSCULARES.SOMENTE SEU MDICO PODER CHEGAR A UMA CONCLUSO ADEQUADA.UM ABRAO, DR EDUARDO

    • Lenilson luiz da Silva

      eu tenho tambem valvula metalica e as informaçoes sobre o marevam me tiraram muitas duvidas obrigado.

      • dreduardowebster

        Valeu Lenilson. Suas palavras são estimulantes para continuar meu trabalho.

  5. Patrícia Pinheiro

    Estou tomando MAREVAN, devido a uma Embolia Pumonar. Desde então sinto um aceleramento do coração. É normal?

    • Patricia, desculpe a demora. Espero que estejas bem.
      A sensação de coração acelerado não tem relação com o uso de marevan. Converse com seu médico. Pode ser ansiedade, arritmias ou outras causas… Um abraço.

      • Patrícia Pinheiro

        Obrigada, doutor!

        Tomando o marevan, há ainda o risco da embolia voltar?

  6. Eu so queria entender melhor, quando o paciente relata que faz uso do AAS, quem deve suspender o uso desse medicamento em caso de uma extração dentária, o médico ou o dentista, e geralmente por quantos dias é feito essa suspensçao…Obrigado pela atençao, Mario Fernando.

    • Caro Mário: atualmente não existem recomendações para suspender AAS durante extração dentária. A maioria dos dentistas já estão trabalhando sem suspender o medicamento. Os riscos de infarto, AVC ou até mesmo embolias suplantam a possibilidade de um aumento no sangramento local. Além disso, existem as esponjas hemostáticas que auxiliam na hemostasia. Naturalmente existem algumas situações especiais que devem ser discutidas entre os profissionais envolvidos e o próprio paciente.
      Um abraço, Dr Eduardo.

  7. Coloquei uma prótese para oclusão de shunts intracardíacos, e estou tomando AAS e clopidogrel, e tem aparecido hematomas nos braços e pernas. Isso é normal? Devo me preocupar com esses hematomas?

  8. Patricia, estas manchas roxas realmente são provocadas pelas medicações comentadas. Converse com seu médico para saber a possibilidade de reduzir a dosagem. Você pode também fazer uma análise das plaquetas e função plaquetárea. Um abraço e obrigado pela visita.

  9. Bom dia…gostaria de saber se paciente em uso de marevan pode tomar sulfato ferroso…

    • dreduardowebster

      Naturalmente que sim. Não existem evidências de interação medicamentosa entre ambos. Alerto apenas ao fato do sulfato ferroso escurecer as fezes e atrapalhar na identificação de uma hemorragia digestiva provocada pelo Marevan. Um abraço.

      • Meire Mercês Gonzaga

        Obrigada fiquei mais segura pois é difícil certas curiosidades que a gente esquece de perguntar ao médico deus lhe abençoe Dr Eduardo obrigada

  10. Luciana Santos

    Boa noite!
    A losartana pode induzir edema? Após 3 dias de uso notei edema no rosto e com 8 dias edema de membros também.
    Obrigada.

    • dreduardowebster

      Luciana, os efeitos colaterais mais frequentes da losartana são tonturas e queda de pressão. Contudo, edema pode ocorrer em 1,7% dos pacientes, não sendo uma observação comum. Na sua presença, recomendo entrar em contato com seu médico para trocar a medicação e observar.
      Um abraço.

    • Por gentileza gostaria de saber se o losartana é capaz de diminuir a libido e causar impotencia ou melhora a função sexual como falam muitas publicações?

      Grato

      • Por gentileza gostaria de saber se o losartana é capaz de diminuir a libido e causar impotencia ou melhora a função sexual como falam muitas publicações?

        Grato

      • dreduardowebster

        Caro Mário, a losartana não interfere na função sexual. Sugiro avaliação com o andrologista, caso ache necessário.

      • Por favor uma resposta!!!

  11. reginaldo da silva cabreira

    boa noite. gostaria de uam ajuda.
    minha mãe tem 72 anos, e diabetica, e tem insuficiencie renal.]
    ele toma LOSARTAN, mais a pressão dela continua alta. na media
    16.1 7,5
    14,9 7,2
    16,9 7,1
    gostaria de saber se hé normal, pois como ela se consulta em hospital publico. o medico só ano que vem março.
    obrigado pela atenção.

    reginaldo filho

    • dreduardowebster

      Reginaldo, sua mãe apresenta uma hipertensão do tipo sistólica pelas 3 medidas que você informou. Talvez a losartana não seja a droga mais indicada mas só o médico pode modificá-la. A presença de hipertensão, diabetes e insuficiência renal indica a necessidade da pesquisa de doença renovascular (entupimento nas artérias renais). Tente contado com o médico de sua mãe. Gostaria de poder ajudar mais mas este Blog tem apenas objetivo de informação. Não posso medicar alguém que não examinei. Um abraço. Obrigado pela sua visita.

  12. Gostei muito das explicações, principalmente sobre anticoagulantes, pois, tive trombose e embolia pulmonar e no momento faço uso do marevan, muito útil as explicações, obrigado.

  13. Ingestão excessiva de nifedipino pode matar ?

  14. Olá Jéssica. A nifedipina é uma droga vasodilatadora. Como o próprio nome diz ela dilata os vasos e quando ingerida em quantidades acima do sugerido pode ocasionar uma queda rápida e significativa da pressão arterial, podendo provocar um acidente vascular isquêmico por redução do fluxo sangüíneo cerebral, além de quadro de choque. Portanto, a resposta é sim. Um abraço.

  15. isabel resendes

    Por favor esqueci de tomar uma dose de diovan hct de 160 +12,5, quando lembrei ja era 1hora da manha do outro dia, e agora quando devo tomar a proxima dose. Tomo normalmente a 6horas da manha ao acordar.

  16. Fluoxetina pode matar em altas dosagens?

    • dreduardowebster

      Anderson, é extremamente raro haver morte por superdosagem de fluoxetina. A dose habitual não deve ultrapassar 80mg ao dia (dose máxima). Os sintomas de intoxicação são: agitação, vômitos e convulsões. Quando houver uma suspeita de intoxicação, deve-se encaminhar a pessoa o mais rápido possível para um PS.

  17. Doutor, existe alguma relação entre a ingestão de fígado bovino com sangramento pelo nariz em quem faz uso de anticoagulante AAS?

    • dreduardowebster

      Patrícia, o AAS é um antiagregante plaquetárea que tem interação com inúmeros medicamentos. Contudo, desconheço a interação deste com consumo de fígado.
      Caso tenhas algum artigo sobre o assunto, você pode sugerir a leitura no blog ok? Um abraço.

  18. Gostei muito das informacoes porque sou uma pessoa que tomo losartan e metoprolo. Muito importante essas informacoes e efeitos colaterais…moro nos Estados Unidos e gostaria de receber mais informacoes sobre essas coisas.

  19. DALVA REGINA AVILA

    boa NOITE DR., EM 1975 (20 ANOS DE IDADE) FIZ CIRURGIA VALVULA MITRAL, ANO 2000 FIZ NOVA CIRURGIA (SEM PROTESE), USO MAREVAN 1/2 COMP, ANGIPLES E DIGOXINA, HOJE PEQUENOS PTOS VERMELHOS NAS PERNAS (CANELA) E UM POUCO FRIA, FAÇO CONTROLE MENSAL COM CARDIO, VENDO OS COMENTARIOS- O ALHO PODE ALTERAR O DIMINUIR O EFEITO DO MAREVAM, COMI SALADAS DE FEIJÃO TEMPERADO COM ALHO E CEBOLA (DOIS DIAIS SEGUIDOS)PODERIA SER ISSO OBRIGADA DALVA

  20. DALVA REGINA AVILA

    Gostaria de saber tambem dos alimentos que devem ser evitados, as folhas verdes (brocolis, couve,rucula) e dos temperos ? tenho 58 anos meu peso é 47 1.55 altura, e tenho osteporose e vinha consumindo brocolis todos os dias ate que tive um AVC transitorio, sem sequela(por Deus) hoje nem chego perto dos vegetais e verduras verdes (o calcio tento substituir por outros alimentos e derivados de leite), ealguns medicamentos. Saber com certeza os comer seria bom. Obrigada DALVA REGINA- aguardo resposta

    • dreduardowebster

      Cara Dalva, o alho aumenta o efeito do marevan, podendo modificar o INR e provocar sangramentos.
      As folhas verdes reduzem o efeito dos anticoagulantes, contribuindo para trombose.
      Recomendo que as pessoas que não consomem alho e folhas verdes continuem sem come-las. Quem faz uso, deve continuar utilizando diariamente sempre nas mesmas quantidades. O importante é não modificar a alimentação.

  21. jose neri borges

    faço uso do marivam.
    mas uso também o clonazepan; tem algum efeito no uso do marivan

    • dreduardowebster

      José Neri, não existem interações entre as medicações citadas. Um abraço

      • jose neri borges

        Dr. Eduardo, tenho trombose nas duas pernas, devido uma cirurgia que fiz na cabeça para retirar um tumor (meningioma beniguino),no dia 11/07/ tenho também um filtro de veia cava para impedir que o coagulo vai ate o pulmão e comecei a tomar o marivam dia 24 de outubro. A pergunta e: o marivam desfaz o coagulo, e se tem perigo do filtro entupir?

      • dreduardowebster

        José Neri, marevan atua pouco nos coágulos já formados. Sua principal ação é evitar a formação de novos coágulos.
        Quanto ao filtro de veia cava, o mesmo poderá obstruir. Entretanto, se houver um adequado controle da anticoagulação, fique tranquilo. Isto dificilmente acontecerá.

  22. Fico muito agradecido pela resposta.
    abraços… José Neri

  23. maria clara

    gostaria de saber se quem toma o medicamento xarelto pode usar alcachofra e tambem se
    xarelto possui corticoide? Grata, maria clara

  24. Bom dia Dr.

    José Neri,

  25. José Neri

    Bom dia Dr. tenho trombose nas duas pernas vai fazer 6 meses e o marevam que tomo, e de 7,5mg de segunda, quarta e sexta e os demais dias 5 mg, devido o INR ter chegado a 1.21, por isso que o medico me passou essa dosagem. Fico preoculpado por que o INR nao sobe. E o medico disse que vou tomar o marivan ate esse mes porque o trombo vai estabilizar.Conforme ja disse tenho um filtro de veia cava. essas informações procedem? corro algum risco?

  26. José Neri

    Bom dia Dr. tenho trombose nas duas pernas vai fazer 6 meses e o marevam que tomo, e de 7,5mg de segunda, quarta e sexta e os demais dias 5 mg, devido o INR ter chegado a 1.21, por isso que o medico me passou essa dosagem. Fico preoculpado por que o INR nao sobe. E o medico disse que vou tomar o marivan ate esse mes porque o trombo vai estabilizar.Conforme ja disse tenho um filtro de veia cava. essas informações procedem? corro algum risco? espero uma resposta

    • No seu caso recomendo a interrupção do consumo de folhas verdes. Verifique também na pagina do blog, a lista das medicações que podem reduzir o efeito da medicação.
      Existem também outras possibilidades para a resistência ao uso do marevan: a presença de hipotireoidismo e resistência genética.

  27. José Neri

    boa tarde. Dr. gostaria de saber se e correto eu parar de tomar o marivan depois de 6 meses pois o medico disse que vou tomar o marivan ate esse mes porque o trombo vai estabilizar.Conforme ja disse tenho um filtro de veia cava que foi inplantado dia 25/07/2012. essas informações procedem? corro algum risco? preciso saber essa resposta por favor

  28. José Neri

    boa tarde. Dr. gostaria de saber se e correto eu parar de tomar o marivan depois de 6 meses pois o medico disse que vou tomar o marivan ate esse mes porque o trombo vai estabilizar.Conforme ja disse tenho um filtro de veia cava que foi inplantado dia 25/07/2012. essas informações procedem?Preciso saber essa resposta.Estou fazendo essa pergunta porque estou sendo avaliado por um vascular residente da Santa casa de misericordia que fica na rua martins fontes. por favor responda

    • José Neri, com a suspensão do marevan o filtro permanecerá te protegendo, com baixa probabilidade para passagem de coágulos. Siga a orientação do seu médico.
      Um abraço.

      • José Neri

        muito obrigado, Dr, estava precisando dessa informação….abraaços

  29. boa noite! me nome é silvana e faço uso de xarelto 20mg diariamente à 4 meses e este mês estou com hemorragia menstrual e meu medico suspendeu o medicamento até parar o sangramento,mas estou com medo de ter embolia pulmonar novamente.sera que corro esse risco,tenho trombofilia.

  30. daiane dos santos

    foi muito bom saber das enformações

  31. José Neri

    Dr. meu nome e José neri.
    Gostaria de saber se meu inr de 1.88 a possibilidade de criar novos trombos.
    Pois o vascular pediu para continuar tomando o marevam de 7.5 de segunda, quarta e sexta de 5.0 de terça, quinta, sabado e domingo. essa medicação que fez chegar o inr de 1.88 pois vou retorna na consulta durante so o ano que vem , janeiro de 2014. Ele pediu para fazer o controle do inr na Bahia o lugar onde eu moro. Segundo meu cunhado o inr de ser no minimo 2.5 e verdade?

  32. Dr. Bom dia! Tomo marevan há 11 meses e já há algum tempo tenho tido desconfortos no abdomen e aparelho digestivo, a opinião médica é dividida em relação ao uso do medicamento provocar este mal-estar, qual a sua opinião?

    • dreduardowebster

      Náuseas, vômitos, diarréia e até mesmo pancreatite tem sido relatados como possíveis efeitos colaterais dos cumarínicos. Contudo, faz-se necessário saber se existem outras causas para seu desconforto. As vezes necessitamos usar determinada medicação, mesmo sentindo alguns leves efeitos colaterais. Contudo converse com seu médico e veja se existem outras alternativas para o seu caso. Um abraço.

  33. José Neri

    Dr. meu nome e José neri.
    Gostaria de saber se meu inr de 1.88 a possibilidade de criar novos trombos.
    Pois o vascular pediu para continuar tomando o marevam de 7.5 de segunda, quarta e sexta de 5.0 de terça, quinta, sabado e domingo. essa medicação que fez chegar o inr de 1.88 pois vou retorna na consulta durante so o ano que vem , janeiro de 2014. Ele pediu para fazer o controle do inr na Bahia o lugar onde eu moro. Segundo meu cunhado o inr de ser no minimo 2.5 e verdade?

  34. José Neri

    Dr. Eduardo.
    Sei que ja postei varias perguntas ao sr. e fico agradecido pelas resposta, mas gostaria de fazer a ultima, referente o filtro de veia cava. O mesmo pode ficar para sempre no corpo da pessoa?Aguardo a resposta se for possivel……..obrigado ate o momento.
    José Neri

    • dreduardowebster

      José Neri, existem 2 tipos de filtro, o removível que pode ser retirado 2 semanas após seu implante e indicados para casos com contra-indicação temporária aos anticoagulantes e os permanentes que somente são retirados se houverem complicações. Converse com seu médico.

  35. Marieli Teixeira

    Dr.Eduardo,por favor me ajude…depois que parei de tomar o medicamento clomipramina pra depressão,me deu um inchaço em todo o corpo,aumentei o peso em 6 kg,isso em 3 meses.me ajuda…não sei o que tenho..

  36. José Neri

    boa tarde Dr.Eduardo. Meu nome e José Neri
    Peguei a marca do filtro de veia cava na Santa Casa de Misericordia, e no papel esta especificando que o material e : Filtro trapse, introdutor 5Fr, cateter cobra 5Fr, cateter pig tail.
    Na descrição esta: Punção retrógrada de veia femoral comum esquerda e colocação de introdutor 5Fr.
    Cavografia evidenciando perviedade da veia cava inferior.
    Cateterização de veia renais com cateter cobra e venografia para evidenciação da altura das mesmas.
    Retirada do introdutor e colocação da bainha comliberação do filtro em posição justa veia renal mais inferior.
    Cavografia controle com bom posicionamento do filtro.

    Dr. esse filtro e permanente ou removivel?
    aguardo a sua resposta e obrigado ate o momento. So mas uma vez, responda por favor, estou na bahia em uma cidade pacada.
    tenha uma boa tarde

  37. adriana sales

    boa noite dr Eduardo minha mae tem 70 anos e já teve um avc hemorragico há 6anos com sequelas no pe esquerdo agora de 8mes anda saindo umas feridinhas no pe esquerdo que levam ate 1mes para cicatizarem ela tbem tem varizes faz uso do lozartam100mg hidrocrotiazidia25mg atenolol metade de25mg e gabapentina300mg e marevam faz o controle do tap e inr de 2 em 2 meses agora ela esta tomando espironolactona receitado por um medico do sus qual o proposito desta medicação para o aparecimento das feridinhas e inchaços ela não teria que ser medicado com antibiótico e para circulação dos pes já agradeço por tirar minhas duvidas

    • dreduardowebster

      Adriana, somente a avaliação do médico assistente poderá permitir a melhor decisão. Você também poderia levá-la a um angiologista.

  38. Boa tarde Doutor! Tomo o Marevan por causa de uma trombose sofrida há um ano e dois meses e à partir do 3º mes de tratamento passei a ter mal estar no ap. digestivo e de vez em quando cólicas abdominais. Uma endoscopia apontou em jul/2012 uma gastrite leve, mas um Médico disse que eu tenho Dispepsia. O uso contínuo do Marevan pode aguçar uma gastrite e provocar dispepsia?

    • dreduardowebster

      Vladir, o marevan tem alguns efeitos colaterais comuns: manchas roxas no corpo, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, flatulência. Por vezes, nós médicos nos deparamos com drogas importantes para o paciente mas com efeitos colaterais. Converse com seu médico e busque alternativas.

  39. Dr. Eduardo, minha mãe vai fazer 50 anos, ela é hipertensa, toma de manhã 1 comprimido de FURP-HIDROCLOROTIAZIDA e 1 comprimido de FURP-CAPTOPRIL, e de noite ela só toma 1 comprimido de FURP-CAPTOPRIL. O estranho é que hoje ela tomou os 2 comprimidos de manhã mas tomou também os 2 comprimidos de noite, agora eu estou com medo dos efeitos colaterais que pode acontecer com ela a noite. O que fazer? Ah.. e mais uma pergunta: se ela tomar mais 2 comprimidos normalmente amanhã de manhã pode haver riscos de desregular a pressão dela? Por favor me ajude, estou muito preocupado!

    • dreduardowebster

      Yuri, perdoe o atraso na resposta. Em geral, a complicação observada com o uso dobrado da dose da medicação é a queda da pressão. No caso da sua mãe, caso ocorrer novamente, peça para ela ficar deitada caso sinta tontura, suor frio ou sensação de desmaio e peça para alguém habilitado medir a pressão dela.
      Se estiver com muitos sintomas, sem melhorar após deitar, recomendo que a leve a uma UPA.

  40. E se eu preferir morrer do que tomar essa droga durante toda a minha vida????

  41. Dr Eduardo, eu tomo Marevan diariamente 1 comp. 5m, posso tomar germen de trigo? pois tenho o intestino preso…

    • dreduardowebster

      Desculpe o atraso Rose. Tenho estado muito ocupado e deixei o blog de lado.
      Estes alimentos reduzem o efeito do marevan:
      Alface, alga marinha, batata, beterraba, brócolis, carne vermelha, cenoura, couve, ervilha, espinafre, fígado, germe de trigo, lentilha, nabo, rabanete, repolho, soja.
      Obrigado pela participação.

  42. julio cezar

    tomo atenolol de 50 quanto pratico atividade fisica fico com falta de ar e normal o que faço

  43. tomo atenolol de 50 quando pratico atividades fisicas fico com falta de ar isso e normal se for o que faço troco de medicaçao

    • dreduardowebster

      Júlio Cezar, o atenolol é uma medicação utilizada para tratamento da angina, pressão alta e taquicardia. A falta de ar pode ser do atenolol mas também de alguma doença cardíaca ou pulmonar. Procure seu cardiologista.

  44. Prezado Doutor,
    Li em algum lugar que o Marevan diminui a libido e que existe, pelo menos um outro, anticoagulante que, pelo contrário, a aumentaria. O Sr. saberia informa se isto tudo é verdade e qual o nome deste outro medicamento? Sabendo o nome, poderei submeter a questão ao meu médico ( que acompanha o meu INR ) perguntando-lhe se valeria a pena fazer a substituição.
    Por favor, não deixe de me responder pois vi que por duas oportunidades, perguntas acima, questionaram sobre a diminuição da libido e o Sr. não confirmou nem negou.
    Ocorre que me trato num hospital público e a cada consulta é um médico novo. O último que me atendeu não conhecia a alternativa que lhe peço mas informou que o Marevan é receitado ali por uma questão de compatibilidade com os medicamentos oferecidos pelo governo.
    Natualmente, em sabendo que um outro mais adequado a mim, preferirei desembolsar o valor necessário do que continuar comprometendo o meu casamento.
    Grato pela atenção que puder dispensar ao caso.

    • dreduardowebster

      Leonardo, se você está usando Marevan porque é portador de uma válvula cardíaca mecãnica, não existem novas drogas para você.
      Caso você seja portador de fibrilação atrial, existem sim outras opções como a dabigatrana e a rivaroxabana.
      Quanto a redução de libido pelo marevan, é pouco provável. Existem outras causas e você deve procurar um andrologista para uma investigação. Um abraço.

  45. Renata S. Diniz

    Boa noite! Tive trombose venosa profunda cerebral a 10 meses ( veia jugular interna direita, seio sigmóide direito até a tócula e seio transverso direito) descobri com 34 anos, fazia uso de anticoncepcional (Cerazete a base de progesterona) até hj tenho ouvido o neurologista dizer que foi culpa do anticoncepcional, estou fazendo testes para trombofilia e se todos derem bons o neurologista disse que posso deixar de usar o Coumadin para sempre, já a hematologista diz que não, e que devido a gravidade ela me mantería tomando coumadin para o reto da vida mesmo que os exames dêem bons! Estou muito confusa, sou leiga e não sei quem pode estar com a razão! Pra piorar não posso comer verduras verde escura, estou com 29 de hematócrito, 21 de ferro, o hepatograma que fiz não deu bom. Não estou pedindo para q o senhor tome parte de alguém, na verdade gostaría de saber o que o senhor faría em meu lugar!! O neurologista diz que os trombos já estão desfeitos desde dezembro de 2012, porém tenho ainda muitas dores de cabeça estas passam com paracetamol, antes nem morfina resolvia! por causa das dores de cabeça persistentes passaram-me Pamelor 25mg, no início foi eficaz porém agora não mais! A notícia agradável é que não fiquei com sequelas! Ou será que as dores de cabeça podem ser um tipo de sequela?? Por favor, me dê um conselho! Tenhos 3 filhas ainda pequenas para criar, não posso tomar uma atitude que ponha minha vida em risco! Obrigada! Um abraço! Renata.

  46. Luciana Santos

    Olá Doutor, tomo mare van a um ano por ter sido vítima de uma embolia pulmonar. os exames de RNI tem dado sempre dentre o esperado entre dois e três, mas o fluxo menstrual está muito intenso me impedindo até de sair de casa. Não uso anticoncepcional mas comecei a tomar contracep injetável para controlar o fluxo, gostaria de saber se posso continuar se os exames continuarem dentre o desejável, grata.

    • dreduardowebster

      Luciana, se você teve embolia pulmonar há mais de 1 ano, talvez seja possível suspender o marevan, caso seu caso permita. Questione seu médico. Existem situações que a medicação não pode ser interrompida. Quanto ao uso de anticoncepcional, o mesmo pode ser continuado, desde que você mantenha o INR na meta. Um abraço.

      • Luciana Santos

        Obrigada pela atenção Doutor, quanto a parar de tomar marevan estou pedindo a Deus que chegue o dia para que eu possa voltar a comer de tudo que gosto pois este me impede justamente de comer o que mais gosto que é verdura verde. A embolia que tive foi derivada de uma fratura no pé que me obrigou a ficar de cama ocasionando a embolia e derrame pleural, faço o controle com clínico geral até hoje não voltei no pneumologista para suspender o uso, a única coisa que sinto as vezes é quando respiro fundo sinto um pouco de dor, que exame tenho que fazer para ver se posso parar de tomar marevan? Estas dores ficam para sempre no pulmão? Desde já agradeço…

      • dreduardowebster

        As dores não são para sempre e vc em breve estará livre do marevan. Procure seu pneumologista e muita saúde para você.

  47. Luciana Santos

    Peço a Deus que lhe abençoe doutor, porque tem ajudado muitas pessoas tirando dúvidas, tenha certeza que você receberá de Deus tudo que tem feito pelos seguidores de seu blog, abraços…

    • Dia 3 de setembro 2014, faz exatamente 1 ano que coloquei uma valvula mecanicana veia aorta e uma aneurisma na veia aorta, tomo marevan 5 mg e agora tô sentindo alguns efeitos colaterais, na região do figado, dores abdominais, suores. Já tive pancreatite e colangite, foram curadas mas a sensibilidade, parece aumentar com o uso de marevAN, LIVALO,selozok.faço exame de sangue semanal,RNI tá sempre variando, mas dentro do esperado.O que fazer para melhorar a sensibilidade do abdomen? E mais sinto dor de cabeça quase tdos os dias, sempre começa pelo pescoço e se estende sempre nas têmporas, ou esquerda ou direita

  48. wasny ferreira

    Alo dr !por gentileza, gostaria de saber se uma tosse improdutiva tem diversas origens, e quais são

    • dreduardowebster

      Tosse improdutiva pode ter causas emocionais, pulmonares, cardíacas, refluxo gastro-esofágico e medicamentosas. Faça uma avaliação com um clínico geral.

  49. wasny ferreira

    obrigado dr. pela sua resposta

  50. Luiza Manfredi

    Muito bom seu blog saúde, Dr Eduardo.
    Esclareci muitas dúvidas que eu tinha.
    Era usuária há muito tempo de Atenolol 50 mg, meu cárdio novo, trocou porque me dava obstrução dos brônquios ( fui fumante muito tempo e atualmente fazem 7 anos que parei) Receitou-me Aradois 100 mg, sem diurético, possuo cálculo renal há anos. Mas, minha pressão, à noite, variava, visto pelo mapeamento. Semana passada, acrescentou anlodipino 5 mg. Esse final de semana me deu intoxicação hepática, forte. Não sei se foi medicamentos ou alimentos que comi.
    Apresento quadro de refluxo.
    Sou usuária também de Somalgin 81 mg ( fiz embolização de aneurisma cerebral em 2006).
    Uso também, Procimax 10 mg, e sinvastatina 20 mg. Seguido está me dando problemas estomacais. Uma análise sua, gostaria Dr. Eduardo. Tenho 71 anos, fui uma mulher muito ativa no trabalho. Agradecida.
    Luiza

    • dreduardowebster

      Luiza, suspeito que o somalgim esteja contribuindo para seus problemas digestivos. Converse com seu médico e peça para ele trocar por outra medicação que não agrida o trato digestivo.
      Como você apresenta refluxo, é importante controlar sua alimentação, evitando café, bebidas alcoólicas, frituras gorduras, chocolates e condimentos picantes.

  51. wasny ferreira

    por gentileza , gostaria de saber se o grau de avaliação do TSH do idoso ,e mesma do jovem , sobre hipo ou hiper grato

  52. Boa noite,
    meu pai teve um AVC ano passado e hoje ele toma xarelto, concor, aas, cardizepam, notamos que aparecem algumas manchas roxas em suas costas, devemos nos preocupar, será que é dos medicamentos que ele toma?
    Um abraço Dr Eduardo.

    • dreduardowebster

      Roseli, a associação de AAS com xarelto aumenta o risco de equimoses e sangramentos maiores. Os pacientes de alto risco para trombose e embolia podem fazer esta associação, contudo é necessário observar sangramentos intestinal, urinário. O médico de seu pai poderá esclarecer mais detalhes. Obrigado pela participação.

  53. wasny.ferreira@uol.com.br

    Dr.Eduardo por gentileza, existe algum remédio para combater a purpura senil do idoso ?

    • dreduardowebster

      Wasny, primeiramente é importante confirmar o diagnóstico. Se já foi avaliado por um médico e realmente é púrpura, sugiro que use trombofob ou reparil gel assim que surgirem as manchas. Pode ajudar.

  54. Maria Lucia Correa

    Bom dia! Dr.Eduardo, o meu esposo usa um desfibrilador, e vem tomando os remédios amiodarone hcl 200mg um compr.ao dia e metoprolol de 100mg. Eu queria saber se esses remédios o efeito colateral é prisão de ventre, ele passa quatro dias as vezes sem evacuar, quando ele consegue passa muito mal e ele ja fez endoscopia e colonoscopia e nao foi diagnosticado nada. Obrigada.

    • dreduardowebster

      Maria Lúcia, estes medicamentos não são causadores de constipação na nossa experiência. São drogas, pela descrição, importantes para seu marido.
      Você pode tentar o uso de fibras na alimentação e óleo mineral ou lactulona. Converse com o médico de seu marido para saber qual a melhor opção para ele.

  55. roberta gonçalves

    Olá doutor minha mãe faz uso do marevam há 2 anos e meio, o cabelo dela vem caindo muito gostaria de saber se algo haver com o uso do medicamento, já que nunca havia acontecido antes.Obrigado

    • dreduardowebster

      Roberta, a queda de cabelo é um efeito colateral incomum do marevan. O que necessitamos saber é se não existe outra causa para esta queda. Não interrompa a medicação e converse com um dermatologista.

  56. quem toma xarelto pode consumr pedida alcolica?

  57. Thamirys Souza

    Boa tarde Dr.
    Tomo o anticoncepcional Daiva, e mês passado cometi o erro de retirar o liquido da ampola até que a pessoa me aplicasse o remédio, depois fui me informar numa farmácia sobre o efeito e me disseram que tinha que tomar outra dose pois não ia fazer efeito. O problema é que este mês minha menstruação já está atrasada 6 dias, pode ser do remédio que tomei a dose dobrada??

  58. Meire Mercês Gonzaga

    sou diabética e agora que descobri e nuncdiabetes?
    a tomei sulfato ferroso isto pode agravar a

  59. Boa tarde Dr Eduardo
    Meu pai fez cirurgia cardíaca dia 13/06/13, ( próteses metálicas cardíacas – válvula mitral) e começou a tomar marevan 0,5 mg dia 19/06/13. Ontem, dia 20/06 começou a apresentar confusão mental, esquecimentos…Gostaria de saber se estes sintomas são efeitos colaterais do medicamento e em quanto tempo desaparecem?
    No aguardo, obrigada!
    Mirele

  60. boa noiite dr meu esposo fez cirurgia troca valvula mitral mecanica e esta tomando o varfarina 5mg , so que ele ta com queda de pressao normalmente mais pela manha , e agora esta reclamando de vista turva , ele fez o ultimo exame de inr e deu superior a 7 o cardiologista diminui o remedio , so agora tambem comecou a queda pressao a noite tambem

    • dreduardowebster

      O INR está muito alto, com elevado risco de sangramentos.
      A queda da pressão pode ser causada por efeitos de outras medicações ou pode estar ocorrendo um sangramento intestinal. Verifique a cor das fezes. Se negras, é provável a existência de sangue. Converse com o médico.

      • OBRIGADA DOUTOR PELA ORIENTAÇÃO , AGORA A TAXA ESTA EM 2,39 E MUITO DIFICIL ACHAR ESTE PERCENTUAL DOUTOR?,TEM VEZ QUE TA ALTA OUTRA VEZ ESTA BAIXA , ELE ESTA SEMPRE FAZENDO O EXAME DE INR PARA VERIFICAR E ESTA FAZENDO ACOMPANHAMENTO COM CARDIOLOGISTA MAIS FEZ A TROCA DA VALVULA RECENTEMENTE TEM 40 DIAS E AINDA A TAXA ESTA OCILANDO MUITO E NORMAL ESTA TAXA FICAR ASSIM DOUTOR?

      • dreduardowebster

        Verifique a alimentação. Fiz um post no blog sobre isso.
        Recomendo monitorização semanal.
        Lembro que algumas medicações podem interferir com as taxas.
        Boa noite.

  61. Cibele Rossi

    Dr, meu marido está fazendo o uso do Xarelto após ter sofrido uma TEP e Derrame Pleural. Ele sente muito cansaço e fadiga, além de muita dor nos pés. O que ele pode fazer para reduzir esses sintomas? Algum tipo de alimento que ele deva evitar ou preferir ? Ou algum outro tipo de vitamina que ele possa tomar?

    • dreduardowebster

      Cibele, estes sintomas são comuns após um TEP. Dê tempo que vai melhorar. Mantenha acompanhamento mais freqüente com o médico.

      • Cibele Rossi

        Dr, a dor nos pés, segundo ele é muito forte, e a fadiga não melhora. Mesmo após quase 3 meses do episódio da TEP ? O Xarelto pode ter esses efeitos colaterais? Dores fortes nos pés ?

      • dreduardowebster

        Cibele, os efeitos colaterais mais comuns do xarelto são: queixas digestivas, sangramentos, anemia, tontura, queda de pressão, coceiras e erupções na pele. Dores nas extremidades, febre e redução de força também podem ocorrer.
        Converse com o médico assistente.

  62. Meiretricolor

    boa noite Dr. Eduardo.

    Comecei a tomar xarelto 15 mg por conta de um inicio de trombose hoje… se tiver algum efeito colateral, quando começo a sentir? estou bem preocupada com as reações que esse medicamento pode causar…
    abrçs

  63. ROSA ALVES SILVA

    DOUTOR TENHO, A PRESSÃO ALTA, TOMO ARADOIS H LOSARTANA POTÁSSICA 50 MG HIDROCLOROTIAZIDA 12,5MG. DOUTOR TODO DIA EU TOMAVA AAS, AGORA ME APARECEU UMAS PALPITAÇÕES, FUI AO MÉDICO FIZ O HOLDER E O ECO, AI FOI DIAGNOSTICADO ARRITMIA BENIGNA, EU GOSTARIA DE SABER SE FOI POR CAUSA DO USO EXCESSIVO DE AAS?
    POIS UM ANO ATRÁS EU FAZIA EXAME DO CORAÇÃO E NÃO TINHA PROBLEMAS. TAMBÉM TOMO ÁGUA DE ALHO, FAZ MAL?

  64. José Neri

    DR. A MINHA PERGUNTA E SIMPLES. QUANTO TEMPO UMA TROMBOSE PODE SAIR DO CORPO?

  65. ola , boa noite dr eduardo, meu esposo faz o uso de varfarina , em caso de dor de dente qual remédio que ele deve tomar ? , pois ele tem a valvula mitral mecanica

    • dreduardowebster

      Luciana, ele pode usar dipirona. Se estiver com muita dor e inchação, pode usar um antinflamatório, por até 5 dias.

      • obrigada dr o antiflamatorio pode ser ibruprofeno 600mg?para dor de dente com mais de 5 dias

      • Date: Fri, 12 Jul 2013 19:05:21 +0000 To: joseneriborges@hotmail.com

      • obrigada doutor pelas orientaçoes, o meu esposo esta sentindo muita queda de pressao se passa mais de 2 horas sem se alimentar da que de pressao e vista turva , ele fez cirurgia a 8 meses de troca de valvula mitral , pela mecanica ele ta tomando o marevan , selozok 25mg e agora tomando o livalo de 2mg, estas reacao pode ser efeito do remedio dr? ele esta sempre reclamando de uma dor no local da cirurgia a uns 15 dias ele nao consegue nem tirar a propria camisa por sentir dor . esta noite ao se vira na cama deu uma pontada muito forte pode ainda ser por a cirurgia esta recente .

  66. Boa noite, tenho fiblilacao atrial e estava tomando proponalol, lozartana e propafenone, os efeitos colaterias eram muito ruins, fui ao medico novamente e foi alterado para metoprolol e propafenone esse ultimo mative por minha conta por sentir mais cancasso que o normal, mas foi receitado uma asperina todo dia, sinto muita dor de cabeca, acho que vou ter que fazer o procedimento logo né? Choque ou ablacao, porque algumas vezes acho que vou ter um AVC. um abraco e boa noite.

    • dreduardowebster

      A indicação de ablação da fibrilação atrial é para aquelas pessoas que apresentam intolerãncia ou contraindicações aos fármacos ou quando estes são ineficazes.
      O choque ou cardioversão está indicado da mesma maneira, entretanto, é efetivo se o átrio esquerdo não é muito grande e quando a fibrilação iniciou há menos de 6 meses.

  67. Dr. Eduardo,
    Existe alguma interação medicamentosa entre o Anlodipino e a Fluoxetina 20 mg?O uso destes medicamentos é contra-indicado p portadores de hemangioma no fígado?Grata pela atenção, Marcela.

    • dreduardowebster

      Apesar da enorme lista de interações medicamentosas da fluoxetina, não há nada descrito como clinicamente significativo, com relação a anlodipino.
      O hemangioma hepático não é contra-indicação a estas drogas. A insuficiência hepática é uma contra-indicação.

  68. Dr. Eduardo,
    Fui diagnosticada com alopécia androgenética. A minha médica me receitou a espironolactona. Acontece que li nesse blog que este medicamento produz queda? o que fazer?

    • dreduardowebster

      Isso é realmente possível. Existem drogas que podem trazer tipos opostos de efeitos colaterais, dependendo da pessoa que a está utilizando. O fabricante, neste caso, especifica em Bula esta possibilidade (alopécia ou hipertricose). Converse com sua médica que ela lhe dará maiores esclarecimentos na especialidade dermatológica.

  69. Muito Obrigada Dr. Eduardo.

  70. José Neri Borges

    Dr. meu nome e José Borges faço uso do medicamento marivam devido uma trombose que tenho, outro medico me passou o amipritilina 0.25, tem efeito para diminuem ou aumenta o marivam.?

  71. bom dia meu nome é graziane meu avô tem quase 80 anos ele toma remedio para o coração é ipertenso foi operado de pedra na visicula toma remedio para pressao e coração mas vive direto com o pé as vezes ate rosto inchado mas a pressão ta normal o que fazer

    • dreduardowebster

      Graziane, somente avaliando o quadro de seu avô e realizando alguns exames poderemos ajudar. Recomendo que busque ajuda de um cardiologista ou geriatra na sua região. Um abraço.

  72. CAMILA MARIA

    BOA TARDE!! POR QUE É INDICADO A UTILIZAÇÃO DE AAS PARA PACIENTES QUE FAZEM O USO DE CAPTOPRIL?

    • dreduardowebster

      Camila, o AAS não está obrigatoriamente indicado para quem usa captopril. O que ocorre é que algumas doenças requerem o uso de ambos. Ótimo fim de semana.

  73. Vera Franca

    Fiz um exame de sangue para verificar a cretina fosfoquinase ( CPK ) e o resultado deu 202. Gostaria de saber se essa elevação é significativa já que o normal é 163.

    • dreduardowebster

      Vera, esta elevação não é significativa.
      Deixo abaixo, algumas causas de elevação de CPK:

      Doença cerebrovascular aguda
      Psicose aguda
      Alcoolismo
      Trauma cerebral
      Desfibrilação cardíaca
      Cirurgia cardíaca
      Convulsões
      Delirium tremens
      Dermatomiosite
      Choque elétrico
      Hipocalemia
      Hipotireoidismo
      Injeções intramusculares
      Inflamação muscular
      Infarto do miocárdio
      Mixedema
      Polimiosite
      Distrofia muscular progressiva
      Infarto pulmonar
      Rabdomiólise
      Drogas: anfotericina B, ampicilina, anticoagulantes, aspirina, cocaína, clofibrato, dexametasona, etanol, furosemida, lítio, morfina, alguns anestésicos

      Converse com seu médico. Boa noite.

  74. e normal espironolactona provocar tosse irritativa e coceira na gargante

    • dreduardowebster

      Diana, desconheço este efeito colateral com espironolactona.
      Estes, são seus principais efeitos:

      Mal-estar, neoplasma benigno de mama, dor mamária, distúrbios gastrintestinais, náusea, leucopenia (leucócitos baixos), trombocitopenia (queda de plaquetas), função hepática anormal, distúrbios eletrolíticos, hiperpotassemia, cãibras nas pernas, tontura, alterações na libido, confusão, distúrbios menstruais, alopecia, hipertricose, prurido, rash, urticária, insuficiência renal aguda, ginecomastia (ver a bula completa do produto).
      Espero ter ajudado. Ótima semana.

  75. muito obrigado. minha avo esta com tosse seca irritativa sensacao de coceira na garganta constante

  76. Porque é indicado o uso de AAS para alguns pacientes que fazem uso de captopril??

  77. Silvana Barbosa.

    Dr. Fiz retirada do útero e após 10 dias tive embolia pulmonar, tomo xarelto a 5 meses, gostaria de saber qual remédio de dor eu posso tomar e se posso tomar antibiótico e anti-inflamatório e quais.
    Grata Silvana

    • dreduardowebster

      Silvana, o xarelto não apresenta os mesmos problemas de interação que o marevan.
      Você pode usar dipirona, paracetamol, nimesulida e antibióticos.
      Converse com seu médico. Boa noite.

  78. Alex Martins

    Boa noite
    Estava tomando marevan por conta de uma TVP a 5 anos atras, fui indicado a mudar para o xarelto que o fiz a 3 dias atras…começei a sentir umas dores nas pernas e fiz o INR e vi que está com 1,08 a pergunta é: posso tomar marevan junto? o que fazer para subir esse INR?

    • dreduardowebster

      Alex, o efeito do xarelto não interfere com o INR. Jamais associe marevan com xarelto. Simplesmente relaxe, tome o xarelto e não se preocupe com o INR.

  79. Boa Tarde Dr. Eduardo,

    Tomo xarelto à 6 meses, estou viajando e fiquei gripada. Poderia me dizer qual antigripal posso tomar.

    Desde já agradeço por sua disposição de ajudar as pessoas com seus conhecimentos.
    Grata, Silvana

  80. andreia aquino nobre

    meu pai tomava marevan e o medico trocou pelo pradaxa,so que o primeiro comprimido ele sentiu dores em varios lugares do corpo levei no pronto socorro e o medico pediu uma endoscopia ,estou muito preocupada ,meu pai tem 80 anos sera que ele pode fazer?

    • dreduardowebster

      Andreia, a idade não é uma contra-indicação à endoscopia. O uso de pradaxa também não modifica o risco do exame, a menos que seja necessário fazer uma biópsia. Nesse caso o remédio aumenta o risco de sangramento.

  81. Dr Eduardo, boa tarde. Meu pai de 84 anos está internado na UTI com problemas de TVP na perna direita. (ele tem um adenocarcinoma no lobo superior esquerdo do pulmão com aprox. 10 cm). Tentaram medicá-lo com Heparina, mas dois dias após o incio houve uma hemorragia abdominal e optaram por descontinuar o anticoagulante. Nos informaram que irão colocar o filtro da veia cava inferior para que o coagulo não migre para o coração e pulmão. Como ele não pode tomar anticoagulantes, este filtro não poderá obstruir? Se isto acontecer o que pode ser feito? ele corre risco de perder sua perna ou o filtro pode ser removido e reinstalado outro? sua perna irá desinchar ou terá que conviver com este inchaço em sua vida? Se não pode tomar anticoagulantes, como o coagulo será dissolvido?
    Muito obrigada. Aguardo suas orientações.

    • dreduardowebster

      Selma, espero que seu pai esteja melhor. Compreendo suas dúvidas e tenho certeza que ele está bem assistido. Converse com o médico da uti e tire suas dúvidas. Boa noite.

  82. dr: gostaria de saber se acapsula de feijão branco tira o efeito do anticoncepcional?
    audelice

  83. elaine ethel

    Boa Noite Dr. Eduardo. Meu marido toma sinvastatina de 20 mg toda noite. Notei que depois do uso a glicose dele aumentou consideravelmente. Essa minha preocupação tem procedência? Ou não tem nada a ver?

    • dreduardowebster

      Elaine, é possível haver um pequeno aumento na glicose. Contudo, elevações significativas devem ter outras explicações (dieta, stress, infecção…) Você poderia usar a atorvastatina que é uma estática melhor.

  84. DINALVA MARIA DA CONÇEICÃO SOUZA

    a 8anos tive trombose e agora tive infarto pulmonar suspeita principal é trombofilia hereditaria faço uso de marevan 5mg 1 comp durante 2 dias e no 3 1comp e meio, meu rni so permanece em 1,29 até 1,59 não sai disso tomo todos os cuidados ,minha menstruação vem com coagulos ,gostaria de saber porque? faço tratamento com angiologista ,hematologista, cardiologista pois faço uso de diltiazem, losartana e hidroclorotiazida.

    • dreduardowebster

      Dinalva, converse com seu hematologista. A dose do marevan pode ser aumentada com controle rigoroso e frequente do INR.
      Avalie se algum alimento possa estar interferindo com o efeito da medicação. Um abraço.

  85. Dr: fiz uma cirurgia no joelho , e estou tomando XARELTO RIVAROXABANA 15 MG ao dia
    e esta saindo hematomas na minha perna, eu devo parar de tomar esse remedio ???

  86. O que acontece se tomar Concor e bebidas alcoólicas? Esse medicamento causa impotência?

    • dreduardowebster

      Emerson, concor interfere com a função sexual sim e não deve ser utilizado sob efeito de bebidas alcoólicas.
      Também não recomendamos a interrupção do medicamento para beber. É extremamente perigoso.

  87. Maria de Lourdes Alves

    Por favor gostaria de saber se posso tomar Omega tres, pois tenho arritimia e tomo marevan, esqueci de perguntar ao medico antes do tratamento eu tomava o Omega tres

    • dreduardowebster

      É preciso ter cuidado com esta associação. O omega 3, assim como a gingko biloba, alho e gengibre, aumentam o efeito do marevan. Recomendo evitar esta associação.

  88. Boa noite Dr, Eduardo.
    Tomo Flenus e diz na bula que não posso misturar com anticoagulantes, quais seriam esses remedios, alem do aas, e alimentos que contem vitamina K, tambem estão proibidos juntos com essa substancia cumarina? grata

    • dreduardowebster

      Sarah, não é recomendada a associação de flenus com anticoagulantes pelo maior risco de sangramento.
      A lista de medicações está no blog, na página Medicações.
      Um abraço.

  89. Regina C.C.Ramaldes

    Olá Dr Eduardo! Entrei na net como objetivo de ler algo sobre o sintoma cansaço.Há onze anos atrás fiz uma cirurgia de varicectomia no membro inferior esquerdo. Tive uma trombose no mesmo membro há aproximadamente 8 meses. De lá para cá venho fazendo um acompanhamento rigoroso com angiologista. Fiz o exame de cintilografia pulmonar para detectar embolia, mas graças a Deus, o exame não teve alterações . Antes da trombose, minhas pernas inchavam muito, principalmente no período pré-menstrual. Procurei inúmeros médicos e nada se descobria. Mesmo depois da trombose, as pernas continuavam extremamente inchadas. Procurei um especialista, relatei a história e disse para ele a suspeita de estenose que um médico que me atendeu no serviço de urgência me falou. O médico que me acompanha, me pediu exames e, então realmente, descobriu uma estenose na veia ilíaca esquerda externa. Há dois meses foi implantado 2 stents, acredito que nas ilíacas. Enfim, faço uso de Marevan 5mg. Porém, de uns tempos para cá sinto um cansaço fora do comum. Sei que cada caso é um caso, mas convivo com pessoa que recentemente também teve trombose e se queixa das mesmas coisas que sinto. Cansaço, tontura, indisposição, peso no corpo, enfim… isso tem alguma relação com a medicação? Que especialista devo procurar? Tb sou hipertensa e uso captopril 12,5 manhã e 12,5 tarde (tenho 41 anos – histórico familiar de hipertensão). Aguardo ansiosa sua orientação que, percebi como vc faz com excelência. Desde já agradeço.
    Regina

    • dreduardowebster

      Olá Regina. Obrigado por teu comentário. Em primeiro lugar, devemos considerar que o sintoma cansaço é bastante subjetivo ( falta de ar ou fadiga, falta de energia) e está presente em um grande número de ocorrências médicas.
      O marevan comumente, não causa falta de ar, a menos que tenhas tido um sangramento e que estejas anêmica.
      Em menos de 1% dos pacientes que usam, há relato de fadiga.
      Verifique se sua pressão está muito baixa. Pode ser excesso de medicação. Felizmente a cintilografia foi normal e podemos afastar a embolia pulmonar. Converse com seu médico.
      Ótimo final de semana.

  90. Andressa Maria Wolter

    Olá Dr.
    Tomo Marcoumar já faz um ano devido a um trombose no cerebro.
    Gostaria de saber se esse medicamento interfere na menstruação,pois já fazem três meses que não menstruo.

    • dreduardowebster

      Primeiramente, verifique se não está grávida. Desconheço a relação da medicação com a falta de menstruação (amenorréia).

      A amenorreia secundária pode ser causada por:

      gravidez (a causa mais comum)
      amamentação
      climatério (fase de transição entre o período reprodutivo e o período não reprodutivo da mulher, que se encontra relacionada com a idade; a menopausa, isto é, a última menstruação, está incluída neste período)
      stress físico ou emocional
      perda de peso rápida
      exercício extenuante frequente
      métodos hormonais de controle da natalidade, incluindo pílulas contraceptivas, adesivos e progestágenos de ação prolongada,
      síndrome do ovário policístico. Esta situação encontra-se associada a uma tendência para ter excesso de peso, pilosidade excessiva ao nível do corpo e da face e irregularidades hormonais
      falência ovárica prematura (menopausa antes dos 40 anos)
      histerectomia (remoção cirúrgica do útero)
      produção anormal de determinados hormônios tais como a testosterona, a hormônio tireoideano e a cortisona.
      tumores da hipófise e quimioterapia.
      Bom final de semana.

  91. Suelen Borges

    Boa Noite. Dr. tenho uma dúvida há um ano tive uma embolia pulmonar, onde através de exames constatei que tenho trombofilia . O médico receitou o anticoagulante xarelto 15mg diariamente, a minha dúvida e se devo fazer o uso contínuo desse medicamento? Peço sua orientação. Obrigado

  92. Rebecca Moreno

    Olá Doutor tudo bem?
    Tive um entorse no pé e fiquei com ele imobilizado por 21 dias. Na semana que completaria os 21 dias, comecei a ficar com fadiga e taquicardia. Procurei um médico no 5º dia do sintoma e diagnosticou trombose na perna esquerda de aproximadamente 20cm, partes desse trombo se soltaram afetando os dois pulmões, dando embolia pulmonar e também tinha um trombo na artéria dificultando a passagem de sangue do coração para o pulmão e o ventriloco esquerdo poderia entrar em falência por causa desse trombo. Tentaram a medicação de Clexane por dois dias e por não funcionar, fizeram a Trombectomia e colocaram um filtro de veia cava (acho que é isso), retiraram a maior parte dos trombos do pulmão. Hoje fazem exatos 3 meses que fiz a trombectomia, estou bem, meu pulmão está se recuperando super bem. O ecocardiograma que fiz pós cirurgia já se apresentou normal. Estou fazendo uso de Xarelto de 20mg 1x por dia e usando meia de compressão todos os dias. Apesar do inchaço, pressão baixa nos dias muito quentes e dor de cabeça me adaptei bem com ele.
    Porém ultimamente tenho sentido meu pé formigar, mesmo estando de meia. Poderia ser má circulação? Se sim, isso não afeta diretamente a trombose que ainda existe na perna?
    O que eu faço para diminuir esse inchaço que está no corpo inteiro?
    Desde já obrigada,

  93. Boa noite! Minha mãe começou a quatro dias a usar o medicamento sinvastatina .Só q desde então,ela não se sente bem.
    Ela toma a noite, e na parte da manhã sente dor de cabeça,dor nos braços, dor na perna,cansaço… Ela deve suspender o uso?
    desde já agradeço! assinado: Marcelle

  94. Oi gostaria de saber se uma dose de uns 35 comprimidos de diovan de 80mg pode matar?

  95. tomo xarelto 20mg desde fev/13 .tive um AIT em nov/12 e 3 AVE em jan/13 por isso o médico receitou esta medicação mas já tive outro AVC em ago/13 e inicio de nov/13. Tão pensando em trocar xarelto por marevan. o que acha?

    • dreduardowebster

      Pode ser um caminho. Xarelto é uma droga nova e não sabemos se seu efeito é uniforme em todas as pessoas.
      Outro possível caminho é a associação com AAS.
      Sugiro pesquisar doença carotídea e otimizar tratamento de outras possíveis co-morbidades.

  96. Ótimo esclareciment?

  97. Neila Vidal

    Meu marido esta fazendo uso do marevan.quero saber se ele pode fazer uso do mesmo com aas? Obrigada

    • dreduardowebster

      Neila, está associação não é contra-indicada. Em algumas situações é necessário usarmos esta combinação.
      Contudo é importante saber que aumentam os riscos de sangramento. Deve manter monitoramento de INR mais frequentemente e estar atenta a sinais de sangramento.
      Ótimo domingo.

  98. Maria Aparecida Batista

    Dr Eduardo
    Estamos numa luta muito grande aqui em casa com meu marido pois além dele ter as plaquetas baixas (não passa de 65mil) ele também tem que tomar o anticoagulante. Está difícil esta situação e acredito que muitas pessoas também passem por isso e procurem respostas neste excelente blog… se o senhor puder escrever alguma coisa sobre isso agradeceria muito. Meu marido está com SAF e PTI junto. O coração está bem.
    Desde já agradeço, viu! Grande abraço e fique com Deus
    Cida

    • dreduardowebster

      Cida, a situação que vc descreve realmente é comum e merece controle semanal do INR. O risco de sangramento é muito alto com plaquetas abaixo de 30mil (acima disto é pouco provável que ele sangre) e neste caso, você deveria levar em consideração a opinião de um hematologista.
      Não se desespere. Tudo tem solução. Converse com o médico de seu marido.
      Os novos anticoagulantes poderiam ser uma opção, contudo, não recomendo pelo fato de ainda não terem antídoto.
      Ótimo domingo.

  99. minha mãe teve um avc em 2007 , ha 2 meses atras teve uma trombo na panturrilha começou a usar marevam dias alternados hoje está com um vermelhão nos olhos ,será que é hemorragia?

    • dreduardowebster

      Andrea, o vermelhidão nos olhos pode ser várias coisas. Sugiro uma avaliação oftalmológica e a realização de um INR.
      Um abraço.

  100. Leandro Gontijo A.Teixeira

    Caro Dr.Eduardo,
    Estou fazendo uso do Xarelto, após um tempo c/ o Coumadin, por ter tido embolia pulmonar aguda, há 2 anos!
    Acontece é que, no uso diário, tenho sentido uma ‘corrosão’ no estômago, sempre no mesmo lugar, onde creio ter um princípio de gastrite ou úlcera. Costumo interromper então por um ou dois dias o medicamento, c/ receio de hemorragia, voltando em seguida quando melhora a irritação! Meu médico me receitou q. tomasse alternadamente, hidróxido de alumínio e leite de magnésia, mas imagino q. isso seja só paleativo, mascarando uma possível hemorragia futura!
    Me vejo naquela situação de ‘se ficar o bicho pega, se correr…’!
    Consultei um hematologista q. disse q. a tendência é que o tratamento c/ o anticoagulante tenha um fim, (o q. tb. consta na bula do Xarelto), mas, recentemente, quando interrompi o tratamento para fazer uma colonoscopia, o Dimero D saiu do índice recomendado, foi para 900, sugerindo a possibilidade da formação de novos coágulos.
    Pelo seu ‘feeling’ e experiência, existe algum procedimento + adequado para o caso?
    Obrigado!
    Leandro.

  101. gostaria de saber se uma pessoa tomar ancoron mais espironolactona sem ser necessario o que acontece

  102. Oi Doutor, minha mãe teve um AVC em Junho, segundo os médicos a fibrilação atrial (arritmia cardíaca) pode ter sido a causa do AVC, depois disso passou a tomar os seguintes remédios:
    Pradaxa 150 mg – duas vezes ao dia 12/12
    Ancoron 200mg – 1 vez ao dia de 2ª a 6ª
    Anlodipino 5 mg – 1 vez ao dia
    Sivastatina 10 mg – 1 vez ao dia
    Ela colocou marcapasso também, ela tem 64 anos, 1,59 e 100 kg.
    O nosso grande problema é o inchaço das pernas, fica muito inchada e dolorida, segundo ela queima, outro dia foi tingir o cabelo e começou a “pegar fogo” a raiz do cabelo, qual séria o problema o pradaxa ou o Anlodipino?
    A quantidade do pradaxa não esta muito forte?
    Todos os médicos falam que não tem que fazer o teste para saber a anticoagulação do Sangue tomando pradaxa, qual a sua opinião?
    Referente ao marca-passo esta cadastrado para 40, se aumentar para 60 será que ela ficaria menos inchada e sentiria menos dores nas pernas (sei que analise do médico presente é importante, mas gostaria de saber uma linha de raciocínio diferente)
    Muito obrigada
    Abraços

  103. Bom dia,tenho 34 anos, estou tomando xarelto a quase 2 meses pois tive TVP e agora minha gengiva esta inxada e sangrando a 1 semana, comecei a tomar complexo b a 2 dias e o sangramento parou, mas ainda esta inxada e com algumas aftas, nao tenho problema dentario, inclusive nunca precisei fazer obturação, escovo os dentes certinho, sera q pode ser por estar tomando o xarelto esta reação? posso tomar algum antiinflamatorio, ou antibiotico? (NIMESULIDA por exemplo).Estou muito assustada, oq fazer?

    • Rebecca Moreno

      Grazy, tbm tomo Xarelto há quase 4 meses e minha gengiva sempre está inchada e sangra com frequência. O meu médico disse que é do Xarelto sim e que não posso tomar em hipotese alguma nenhum antiinflamatório (catflan, nimesulida, etc). Mas contudo, procure seu médico urgente e veja com ele o que pode ser feito para amenizar. Se não conseguir consulta rápida com ele, converse com atendente explique o caso e peça pra ele te ligar qdo for possível, mas fique no pé….

    • dreduardowebster

      Grazy, este efeito pode ser do xarelto. Como parou o sangramento, não há necessidade de suspendê-lo.
      Use escova bem macia, escove suavemente, use anti-séptico bucal. Nimesulida somente se estiver com dores. Boa noite.

  104. Rebecca Moreno

    Olá Doutor tudo bem?
    Tive um entorse no pé e fiquei com ele imobilizado por 21 dias. Na semana que completaria os 21 dias, comecei a ficar com fadiga e taquicardia. Procurei um médico no 5º dia do sintoma e diagnosticou trombose na perna esquerda de aproximadamente 20cm, partes desse trombo se soltaram afetando os dois pulmões, dando embolia pulmonar e também tinha um trombo na artéria dificultando a passagem de sangue do coração para o pulmão e o ventricolo direito podendo entrar em falência. Tentaram a medicação de Clexane por dois dias e por não funcionar, fizeram a Trombectomia e colocaram um filtro de veia cava (acho que é isso), retiraram a maior parte dos trombos do pulmão. Hoje fazem quase 4 meses que fiz a trombectomia, estou bem, meu pulmão está se recuperando super bem. O ecocardiograma que fiz nesse mês ainda apresenta o ventricolo direito com 30mm. Fiz tbm um dopler da perna, a trombose foi recanalizada e consta apenas tres pontinhos de trombo, bem pequenos o maior de 10mm.
    Estou fazendo uso de Xarelto de 20mg 1x por dia e usando meia de compressão todos os dias. Apesar do inchaço, pressão baixa nos dias muito quentes e dor de cabeça me adaptei bem com ele.
    Porém ultimamente tenho sentido meu pé formigar, mesmo estando de meia.
    Poderia ser má circulação? Se sim, isso não afeta diretamente esses pontinhos trombose que ainda existe na perna?
    O que eu faço para diminuir esse inchaço que está no corpo inteiro?
    Desde já obrigada,

    • dreduardowebster

      Rebeca, o formigar que chamamos de parestesias podem ser consequência sim de problemas circulatórios. Contudo você está bem orientada, fazendo o tratamento. Tenha paciência e evite tomar outras medicações a não ser quando de extrema necessidade.
      Um abraço.

  105. rosana silva rosa

    Boa noite.Meu cunhado tem carcinoma de prostata,com metastase ossea em quinta vertebra lombar.Fez TVP em m.i. esquerdo.O uso de sinvastatina é desaconselhado?grata.rosana

    • dreduardowebster

      Rosana. É preciso avaliar os benefícios do uso da sinvastatina relacionados às co-morbidades que ele apresenta e sua expectativa de vida. As estatinas são indiscutivelmente benéficas em portadores de alto risco e devem ser indicadas.

  106. IVETE VENANCIO

    Doutor Eduardo tive trombose na perna direita a dois meses estou tomando marevan de 2,5 não tive nenhuma sequelas mas neste mês de Dezembro minha mestruação veio cinco dias no começo do mês e voltou de novo agora a partir do dia 24 e bastante mas o médico está de férias o que devo fazer?

  107. Dr. Eduardo, tive uma fratura fragmentada no calcâneo em 2008 devido as dores cronicas tomo pelo menos dois anti-inflamatório todos os dias, ha alguns meses venho me sentindo inchada, com dores pelas articulações, sonolenta, isso é consequência do uso continuo dessas medicações? ( Tanderalgin, diclofenaco de sódio, dorflex (diariamente), voltarem)

  108. Dr Eduardo, gostaria de saber quais medicamentos podem causar distúrbios na fala? E se isso é passageiro? Pois minha namorada fez uma cirurgia de ependimoma esta semana e o deverá fazer outra nesta semana que se inicia, porém ela esta com dificuldade na fala, mas os médicos disseram que é devido a medicação forte. Se puder me ajudar eu agradeço

  109. obrigada doutor pelas orientaçoes, o meu esposo esta sentindo muita queda de pressao se passa mais de 2 horas sem se alimentar da que de pressao e vista turva , ele fez cirurgia a 8 meses de troca de valvula mitral , pela mecanica ele ta tomando o marevan , selozok 25mg e agora tomando o livalo de 2mg, estas reacao pode ser efeito do remedio dr? ele esta sempre reclamando de uma dor no local da cirurgia a uns 15 dias ele nao consegue nem tirar a propria camisa por sentir dor . esta noite ao se vira na cama deu uma pontada muito forte pode ainda ser por a cirurgia esta recente .

  110. Maria Fátima Castro

    Dr. Eduardo minha mãe é cardiaca e faz uso o Marevan a vários anos. Seu cardiologista indicou a mudança do Marevan pelo Xarelto 15mg.Estou em dúvida pois ela já fez 2 cirurgias a primeira foi uma angioplastia e segunda foi a troca de uma válvula. É aconselhável esta mudança?

  111. Ana Paula Gomes

    Ola Dr. Eduardo, foi constatado no dia 07/01/14 uma trombose venosa profunda na panturrilha esquerda. Deste então estou tomando Xarelto de 15mg e depois passarei a usar o de 20mg e estou usando as meias de compressão. O medico solicitou que refizesse o doppler em março, para ver se o trombo desfez. Nesse período do uso do medicamento, posso realizar caminhadas? Posso ingerir bebida alcoolica? Se surgir um evento(show) posso ir sem a meia?
    Desde já agradeço!

    • Ana Paula td bem?
      Eu faço uso do Xarelto desde agoato do ano passado devido a uma embolia pulmonar causada por uma trombose venosa profunda que nao foi diagnosticada a tempo.
      Uso a meia de compreensão todos os dias.
      Meu médico me instruiu a colocar a meia mesmo antes de levantar da cama pela manhã e só tiro ao chegar em casa por volta das 19h. Mas ae por acaso eu for muito tempo em pe ou sentada fico com a meia até chegar em casa.
      Com relacao a shows ou locais com aglomeração de pessoas eu evito ir pois o risco de tomar uma pancada na cabeça pu no abdomen é grande…. imagine tendo uma briga ou empurra empurra e vc estar no meio? Tomando o Xarelto nao podemos correr o risco de nos machucar ou tomar pancadas, pois diferentemente marevan, o Xarelto nao possui um antidoto por isso qq sangramento eh muito arriscado pra nos. Estou só te dando uns toques de como estou levando a vida, mas converaar com seu medico e pesquisar sobre o assunto eh fundamental.
      Eu faço caminhadas normalmente porem em terrenos planos ou na academia pra nao ter risco de lesao.
      Sobre bebida alcoólica nao pode, ela ppde potencializar o efeito do remedio e seu sangue ficar mais “fino” ainda.
      Boa sorte,
      Abracos

  112. Ana Paula td bem?
    Eu faço uso do Xarelto desde agoato do ano passado devido a uma embolia pulmonar causada por uma trombose venosa profunda que nao foi diagnosticada a tempo.
    Uso a meia de compreensão todos os dias.
    Meu médico me instruiu a colocar a meia mesmo antes de levantar da cama pela manhã e só tiro ao chegar em casa por volta das 19h. Mas ae por acaso eu for muito tempo em pe ou sentada fico com a meia até chegar em casa.
    Com relacao a shows ou locais com aglomeração de pessoas eu evito ir pois o risco de tomar uma pancada na cabeça pu no abdomen é grande…. imagine tendo uma briga ou empurra empurra e vc estar no meio? Tomando o Xarelto nao podemos correr o risco de nos machucar ou tomar pancadas, pois diferentemente marevan, o Xarelto nao possui um antidoto por isso qq sangramento eh muito arriscado pra nos. Estou só te dando uns toques de como estou levando a vida, mas converaar com seu medico e pesquisar sobre o assunto eh fundamental.
    Boa sorte,
    Abracos

  113. Maria Cristina Machado Borges

    Tive uma trombose venosa superficial e estou tomando Marevan*. Tenho sentido muita fraqueza,pide ser efeito do medicamento?

  114. Boa noite Dr. Eduardo,
    A dois meses passei a ter crises hipertensivas – 10/16; Procurei tratamento médico passando a tomar Losartana na dosagem de 200 mg diaria – divididos em dois periodos. A pressão se estabilizou normal durante o dia 12,13/8,9, mas a noite, após o medicamento, a pressão abaixava para 10/7 e a pulsação chegou até 45 bpm. De modo que meu medico mandou eu abaixar a dosagem da noite para 50 mg, mas a pressão e a pulsação continuam baixas. Além do mais, nas ultimas duas semanas passei a perceber uma baixa acuidade da minha visão, que sugere efeito adverso da losartana. Tenho retorno medico daqui um mes. Por gentileza, poderia me orientar se devo me antecipar na consulta médica por conta do meu quadro. Poderia ainda me informar se tal efeito adverso pode desaparecer com a redução da dosagem da medicação? Me esclareça por favor. Desde já grato.

  115. Dr Eduardo, bom dia. Peço sua ajuda pois estou preocupado com minha mãe, que tem 73 anos, e embora tem apresentado pressão e urina regulares, faz uso diário para controle de pressão de: CAPTOPRIL 25mg 01 compr 8/8h, ANTENALOL 25mg 02 compr (man/noi) e CLORTALIDONA 50mg. Não sei quanto a estes medicamentos? Grato e Deus abençoe.

  116. Oi Doutor, minha mãe teve um AVC em Junho, segundo os médicos a fibrilação atrial (arritmia cardíaca) pode ter sido a causa do AVC, depois disso passou a tomar os seguintes remédios:
    Pradaxa 150 mg – duas vezes ao dia 12/12
    Ancoron 200mg – 1 vez ao dia de 2ª a 6ª
    Anlodipino 5 mg – 1 vez ao dia
    Sivastatina 10 mg – 1 vez ao dia
    Ela colocou marcapasso também, ela tem 64 anos, 1,59 e 100 kg.
    O nosso grande problema é o inchaço das pernas, fica muito inchada e dolorida, segundo ela queima, outro dia foi tingir o cabelo e começou a “pegar fogo” a raiz do cabelo, qual séria o problema o pradaxa ou o Anlodipino?
    A quantidade do pradaxa não esta muito forte?
    Todos os médicos falam que não tem que fazer o teste para saber a anticoagulação do Sangue tomando pradaxa, qual a sua opinião?
    Referente ao marca-passo esta cadastrado para 40, se aumentar para 60 será que ela ficaria menos inchada e sentiria menos dores nas pernas (sei que analise do médico presente é importante, mas gostaria de saber uma linha de raciocínio diferente)
    Muito obrigada
    Abraços

  117. maria neide

    faço uso de marevan, posso tomar digesan?

  118. Olá Doutor!Tenho varias duvidas.Em Julho de 2013 tive uma trombose celebral venosa,fiquei internada durante 1mes.Estou tomando o anti coagulante Xarelto 20mg,de la para ca,so fiz uma ressonância com contraste,ainda não peguei o resultado,entao a ultima vez da minha mestruaçao foi dia 29 de Dezembro,nao sei se esta atrasada ou estou gravida,como eu tenho micro policístico e não tomo mais anticoncepcional teria algum problema estar gravida?Estou em tratamento com o Reumatologista e com Hematologista,com resultado de vários exames de sangue já foi constatado que terie que tomar um anti coagulante continuamente sendo assim com dosagem de 5mg.Sera que se eu ficar tomando anti coagulante a vida toda poderei engravidar normalmente???Grata Patricia Rachel

  119. Wellington Robson Machado Da Silva

    Caro Dr Eduardo
    Dez dias após a realização de uma cirurgia do menisco e ligamentos cruzados do meu joelho direito, contraí uma TVP do membro inferior direito. Portanto, faço uso do anticoagulante Marevan 5mg. Continuo fazendo fisioterapia, mas devido a TVP, minha recuperação está sendo mais lenta, e infelizmente devido aos exercícios fisioterápicos, adquiri uma tendinite no tendão de Aquiles, Procurei um Ortopedista, o mesmo iria receitar um anti inflamatório, mas ao saber que faço uso de anticoagulante, receitou-me somente um relaxante muscular (Dolamin Flex). Pergunto-lhe Dr. Eduardo, qual seria o anti inflamatório indicado que não inibisse a ação do medicamento Marevan 5mg. Desde já agradeço pela sua atenção.
    Atenciosamente,
    Wellington Robson M. Da Silva

  120. Carlos Morita

    Boa noite, minha mãe teve um AVC, já faz um ano e ainda toma medicamentos e agora está com anemia, o medico do PS receitou uma dieta e também Vitafer, pois ela desmaiou e foi para o PS, será que não prejudica o problema do AVC, ela tem diabete e pressão alta.
    Abraço.

    • dreduardowebster

      Carlos o Vitafer não prejudica o AVC. Deve-se investigar a causa do desmaio. Conversa com o médico.

  121. Tenho 64 anos e a alguns anos tomo 1 comprimido de aradois 50mg cedo, mas à três meses passei a tomar mais 1 comprimido de zanidip ao jantar. Notei que estou com muita queda de cabelo. Pode ser do zanidip? Só com o aradois eu não tinha queda de cabelo. Fui na Dermatologista e fiz vários exames de vitamina e deram normais.

    • dreduardowebster

      Desconheço este efeito colateral. Estes são os efeitos mais comuns: rubor, edema periférico, palpitação, taquicardia, cefaléia, tontura, astenia. Outros efeitos colaterais que não foram claramente associados a lercanidipina são: fadiga, distúrbios gastrintestinais (dispepsia, náusea, vômito, dor epigástrica e diarréia), poliuria, erupções cutâneas, sonolência e mialgia. Hipotensão pode ocorrer em casos raros. Embora não tenha sido observado nos estudos clínicos, a hiperplasia da gengiva pode ocorrer em casos extremamente raros como já relatado após a utilização de diidropiridinas. Há relatos isolados do aumento reversível dos níveis das transaminases hepáticas. Não foram observadas quaisquer outras anormalidades clinicamente significantes nos exames laboratoriais relacionadas à lercanidipina. A lercanidipina parece não influenciar adversamente os níveis plasmáticos de açúcares e lipídios. Algumas diidropiridinas podem raramente causar dor precordial e angina. Em casos raros, os pacientes com angina preexistente podem sofrer o aumento da freqüência, duração e severidade destes ataques. Casos isolados de infarto do miocárdio foram observados.

  122. Bom dia Dr. por gentileza ! tenho plaquetas abaixo da referencia de 150 estou com 120,o que devo fazer para aumentá -las ? corro risco de sangramento? grato pela resposta .

  123. pode tomar sulfato ferroso tomando antibiótico ?

  124. Elcih Ferreira

    Dr Eduardo
    Boa noite!
    Minha mãe é cardíaca, e sempre a medica dela recomenda ela tomar somalgim ,porém este medicamento deixa as mãos muito roxas qualquer esbarrão fica horrível, agora em fevereiro ultimo ele fez 2 angioplastias, e passou a tomar o clopidogrel, e foi uma maravilha, ai vem minha pergunta, qual a diferença entre os dois, e se ela pode dar sequencia no clopidogrel.

  125. Boa noite doutor Eduardo, tenho 27 anos e estou com trombose desde então, sinto muita dor nas pernas falta de ar e quando vou subir escada perco a força nas pernas.
    Estou me tratando com xarelto, e usando meias de compressão esses sintomas que sinto tem a ver com a trombose? Pois meu vascular disse que não tem relação nenhuma, me ajude por favor;;;;

  126. Ana clea costa da silva cruz

    POR FAVOR dR ME AJUDE MINHA MAE TOMA 5MG DE MAREVAN POR DIA MAS HOJE ELA TOMOU A DOSE DE TERÇA FEIRA E MAIS TARDE TOMOU A DOSE DE QUARTA DE MAREVAN O QUE FAZER

  127. Dr Eduardo, meu pai de 86 anos toma Pradaxa , Procimax, rusovas, diovan, vertix, está c hérnia inguinal, sem possibilidade de operar devido a arritmia, mas apareceram placas vermelhas pelo corpo, e teve uma noite que ficou c falta de ar, essas reações são comuns a esse quadro clínico e aos medicamentos? Aguardo, obrigada.

  128. Dr. Eduardo, sou cardiaca, tenho uma valvula mitral coloquei em 1994 com 6 anos de idade, tomo varfarina ( Marevan 5mg) estou resfriada e gostaria de saber qual multigripe ou antigripal que eu posso tomar, estou muito ruim da gripe preciso saber! obg

  129. Posso tomar flunarizina ou outro medicamento para enxaqueca tomando o anticoagulante marevan?

  130. AGRADEÇO A INFORMAÇÃO… MUITO BOM!

  131. Sebastião Júnior

    Dr Eduardo,
    Estou tomando Xarelto 15 mg por 6 dias, e após eu tomar ele que por enquanto é 2 comprimidos por dia por 3 semanas, sinto dificuldades de respiração por cerca de 30 min a 1h, depois passa e fico normal. Tenho 29 anos e tive Embolia Pulmonar na semana passada, e estou muito preocupado, já estou fazendo tratamento com o pneumologista, e tentando descobrir a causa com o hematologista. O meu exame deu embulia leve nos 2 pulmões, porém o pulmão do lado direito apenas que está visível pela cintilografia.
    O Senhor saberia me informar se essa dificuldade de respiração é normal após tomar o remédio ou seria coisa da minha cabeça, devido a eu estar totalmente preocupado?
    Grande abraço.
    Att,
    Obrigado.

  132. Sebastião Júnior

    Dr Eduardo,
    Estou tomando Xarelto 15 mg por 6 dias, e após eu tomar ele que por enquanto é 2 comprimidos por dia por 3 semanas, sinto dificuldades de respiração por cerca de 30 min a 1h, depois passa e fico normal. Tenho 29 anos e tive Embolia Pulmonar na semana passada, e estou muito preocupado, já estou fazendo tratamento com o pneumologista, e tentando descobrir a causa com o hematologista. O meu exame deu embulia leve nos 2 pulmões, porém o pulmão do lado direito apenas que está visível pela cintilografia.
    O Senhor saberia me informar se essa dificuldade de respiração é normal após tomar o remédio ou seria coisa da minha cabeça, devido a eu estar totalmente preocupado?
    Grande abraço.
    Att,
    Obrigado

  133. Caro Eduardo. Faço uso de clonazepam,fuoxetina 80mg e hidroclorotiazida (este somente nos ultimos 3 meses) e faz um mês que estou tendo uma severa queda de cabelo. Já perdi mais da metade do meu cabelo e continua caindo cada vez mais. Estou apavorada!!!! Parei de tomar fluoxetina a um mês, acreditando que era a causa. Estou tomando Pantogar e colageno com vita A a um mês. E não percebi nenhuma melhora. Hj me pergunto se esta queda ainda é efeito da fluoxetina ou da hidroclorotiazida. Sei q não é do clonazepam pq faço uso deste a sete anos e nunca tive uma queda tão severa. Por favor, me dê sua opnião sobre o assunto. Agradeço desde já.

  134. Estou tomando a varfarina há uma semana, sem ter consultado um médico, pois trabalho em pé no shopping e ele fica inchado e doi, ai resolvi tomar. Porém descobri que estou gravida de 4 meses e meio. Corro algum risco por tomar esse medicamento sem realmente “precisar” ???

  135. MARIA VIRGINIA BARBAROTTO

    CARO DR EDUARDO WEBSTER, FAÇO USO DO INDERAL E DE LOSARTANA A MUITOS ANOS….INFELIZMENTE MEU CARDIOLOGISTA TEVE QUE ME DAR MAIS UMA DROGA…AGORA FAÇO USO DO ANCORON…..ESTAS TRÊS DROGAS PODEM SER INGERIDAS SIMULTANEAMENTE SEM RISCO A MINHA SAÚDE?
    E NÃO POSSO CONSUMIR LIMÃO E LARANJA DURANTE O TRATAMENTO COM ANCORON?
    E UMA VEZ INICIADO O USO DESTA DROGA, ANCORON, NUNCA MAIS VOU PODER PARAR DE USAR?? TEREI QUE USAR PRO RESTA DA VIDA? OU É APENAS UM TRATAMENTO? VOU PARAR ASSIM QUE MELHORAR?
    AGUARDO SUA POSIÇÃO.

    BJUS DE LUZ,. BJUS DA VI

    Mª VIRGINIA BARBAROTTO
    MARILIA SP

  136. bgda. arre consegui saber pra que tomo tanto remédio! valeu.

  137. dionéia braun

    Dr,tive uma tvp a 18 meses e vinha tomando xarelto,só que é uma medicação muito cara e parei a um mês,existe algo similar,a varfarina não foi eficaz,vivia ocilando meus exames de tp e kttp

  138. Minha mãe de 80 anos com arritmia foi tratada por 6 meses com Xarelto e Digoxina. Antes do tratamento tinha uma vida ativa, andava sozinha na rua, saia de casa para ir à Igreja, fazia tudo em casa, cantava, tinha firmeza na voz. Aos poucos foi perdendo a força , a vontade de viver, com muita falta de ar, cansaço crônico, emagrecimento, diarreia, coceira pelo corpo, etc, Após ficar internada 2 semanas suspenderam o Xarelto e a Digoxina, pois estavam matando a minha mãe. Agora ela está tomando apenas AAS infantil, e encontra-se muito debilitada, na cama, sem força nem para andar sozinha para ir ao banheiro, está usando fralda. Gostaria de saber se os efeitos destas 2 drogas vão passar, por gentileza. Grata, Gisela

  139. Bom dia, faço uso à 6 meses do Marevan 5mg e Diosmin devido uma trombose venosa profunda na perna direita. Na última consulta o médico mudou o Diosmin para Daflon 1000 e passou Complexo Ômega A-Z, minha dúvida é se esse último vai alterar o INR?

  140. rita bernardes ferreira

    Faço uso do xarelto 20mg estou em duvida porque vi uma reportagem que laranja tira efeito de anticoagolante gostaria de saber se é verdade.

  141. Augusta ferreira

    Boa tarde doutor.. tenho 47 anos e gostaria de saber.. e para não engravidar mais fiz uma laqueadura á 19 anos que não tomo mais o anticoncepcional dede então… e meu ciclo menstrual aumentou um pouco.(mas quase normal nada de assustar).. mas nos últimos meses venho tendo ciclos irregulares e muiitoo fluxo .. fiz exames não deu nada de anormal no útero.. mas exame de sangue constou que estou com uma pequena anemia… e a ginecologista receitou um sulfato ferroso em capsulas… mas o fluxo continuou.. então ela me receitou a injeção contracep que é administrada de 3 em 3 meses… ma também o exame constatou elevado meu colesterol, triglicérides, e glicemia normal… entrei numa dieta rígida há 3 meses só de alimentos integrais boa alimentação.. e meu colesterol ruim diminuiu 60%.. mas o colesterol bom abaixou consideravelmente.. mesmo assim o clinico geral me indicou o remédio sinvastativa…tomar 20mg noite. e agora? o uso do sinvastatina com a contracep tem alguma contra-indicação concomitante? ou posso tomar sem susto?… e o o sinvastatina é uso prolongado ou só ate baixar o colesterol e depois paro de tomar?… estou em duvida… tenho medo pois não tenho costume de tomar medicamentos… tinha saúde perfeita ate então… e outra duvida.. a hemorragia poderia ser causada também de uma pré menopausa.. será que já entrei na menopausa?… desde já
    Dr.Eduardo… brigaduuu.

    At.
    Augusta Ferreira..

  142. Camilla santos

    Oi gostaria de saber se tem algum problema eu estou gravida e tenho um filtro de veia cava algum risco?

  143. janaina pires da silva

    doutor estou com uma dúvida tomo xarelto e no periodo mestrual estou sangrando muito e com coagulos ,o que devo fazer pois minha ginecologista me receitou transamin ,mas tomo xarelto faz mal?

  144. Evangelista Martins

    Realmente precisei tomar Enaprotec Maleato de analapril e obtive tosse seca e coceira na garganta + de 30 dias. Também tomei sildenafil 50 mg e estou tendo maus buscado.

  145. Evangelista Martins

    Realmente precisei tomar Enaprotec Maleato de analapril e obtive tosse seca e coceira na garganta + de 30 dias. Também tomei sildenafil 50 mg e estou tendo maus buscado. Devo parar de tomar ?

  146. Muito boa explicação!!!

  147. Dr. Eduardo: Fiquei com uma dúvida com relação à associação de bebida alcoólica e xarelto. Em um dos seus comentários eu entendi que o álcool reduz a absorção do xarelto. Com isso, eu entendi que se a absorção é reduzida, deve ocorrer uma maior probabilidade de evento trombótico. Mas em outro comentário eu entendi que o álcool aumenta a probabilidade de ocorrer sangramentos; isso me fez pensar que o álcool deveria estar aumentando o poder de anticoagulação do xarelto. Dr., por favor ajude a esclarecer esta dúvida. Antecipadamente agradeço.

  148. Bruno Mateus

    Doutor tenho 19 anos e faço uso do AMIODARONA (Ancoron 200mg) desde os 17 quando descobri que sofro de swpw e meu cabelo esta caindo muito, tem algo haver com esse medicamento?

  149. vou colocar uma valvula mitral metalica definitiva!sou muito ansiosa,tenho arritmia,estou engordando muito,gostaria de saber se posso fazer uma academia,e se no futuro,uma bariatrica.Obrigada!!!!

  150. verdade,sou proibida de comer tudo que for verde.

  151. Boa noite, gostaria de saber se tem algum problema tomar propranolol 40mg + valsartana 80mg+ anlodipino 5mg + sinvastina 20mg(este ultimo eu tomo somente a noite), antes eu não tomava o propranolol e sentia fortes aceleração no coração por isso comecei a usá-lo, E as palpitações aceleradas sumiram . Mas minha pressão esta ficando somente baixa variando entre 10 por 7, 11por 7 e 11 por 8 sempre faço alferição de manha e a tarde. Sera que tem problema eu tomar o propranolol duas vezes ao dia como eu tomo o valsartana e o anlodipino.

  152. Caro Dr. Eduardo, exatos 3 anos atrás sofri uma tromboembolia bipulmonar grave, na época morava em BH, o médico me receitou o Marevan 5mg e eu mantive o controle do INR, meses depois fui transferido a trabalho para o Piauí e onde moro não tem um especialista, consegui um Hematologista mas o mesmo disse não poder me dizer se eu poderia ou não parar com o Marevan, até hoje continuo com o medicamento, porém tenho problemas com digestão, engordei 20 kg mesmo fazendo exercícios e mantendo basicamente a mesma dieta, e o que mais me incomoda são as descamações no rosto, suspendi o uso do medicamento uns 3 meses atrás para fazer uma extração do ciso, as descamações desapareceram e minha pele melhorou muito, voltei a tomar e tudo voltou, eu tenho 30 anos, 1,82m e 115kg. Gostaria de saber se esses sintomas podem ser efeitos colaterais do uso prolongado do medicamento e se possível que o Sr. Me indicasse quais especialidades médicas posso procurar a que por aqui não encontro vascular. Desde já agradeço.

  153. viviane Abreu

    Dr Eduardo,

    Tenho 1 filtro de veia cava inferior, gostaria de saber se é prejudicial na gestação pelo local ? tem algum risco por ter o filtro?

  154. Mariana Silva

    Olá doutor! Tenho 26anos e pouco mais de um mês tive trombose no braço esquerdo onde o anticoncepcional foi prontamente suspenso. Eu fazia o uso de um atconcepcional que não havia pausa então não tinha ciclo. Ocorre que já estou com mais de um mês de atraso na menstruação , sendo q já fiz exame de gravidez e deu negativo. Xarelto pode interferir na menstruação? Estou preocupada.
    Desde já agradeço.

  155. renata fernandes

    meu esposo faz uso de marevan 5mg ha 1 ano a medica diz está pensando em tirar pra ver estou ja com medo e com bastante pe atras ,é preciso qui eu me preopupe

  156. Estou em uso do xarelto por causa de uma TVP na perna direita e devido a suspenção do anticoncepcional e o uso do anticoagulante meu ciclo menstrual está muito intenso e tenho sentido muitas cólicas. Posso fazer uso de medicamentos como lisador, buscopan ou similares para aliviar as cólicas?

  157. wander milhomem

    oi dr o que pode acontecer com um senhor de 50 anos que tem uma válvula na cabeça , toma remédio controlado, e mesmo assim toma muita cerveja ? obg

  158. dilma ronsoni mendes

    Boa noite ,Dr Eduardo tenho uma duvida estou tomando XARELTO 20 mg a 2 meses ,será que posso trocar pela medicação CLOPIDOGREL ela tem o mesmo efeito …muito obrigada por tantos esclarecimnetos… o senhor é um anjo. dilma.

  159. Bom dia. neste artigo tem uma informação incorreta! em relação aos vegetais de cor verde,”” “na verdade o paciente deve evitar comer quantidades diárias de algo de cor verde””, cuidado pois isto é grave.
    Pois neste caso a quantidade alta pode alterar o NIR.

  160. LOURDES OLIVEIRA

    eu tambem fui orientada pelo meu medico para evitar o maximo possivel os vegetais verdes, esses vegetais comtem vitamina K E ALTERA O NIR.
    LOURDES OLIVEIRA

  161. dreduardowebster

    Patrícia, sua preocupação procede.
    Contudo, em virtude da importãncia do consumo de vegetais de cor verde é possível sim ingerí-los, desde que diariamente o faça na mesma quantidade e desde que mantenha o controle do INR.
    A maioria de nossos paciente assim procedem e estão bem. Naturalmente, existem casos que há necessidade de suspensão completa das verduras. Um abraço, Dr. Eduardo

  162. dreduardowebster

    Cara Cintia, vc deve conversar com seu médico. Não suspenda ou modifique a medicação por sua conta. Um abraço.

  163. dr.Eduardo,estou muito preocupada.Faz 2 anos que minha mae de 98 anos toma marevan mas mudou o medico que atende na clinica e imediatamente ele mudou para xarelto que além de muito caro me deu uma grande insegurança de mudar um medicamento que estava dando resultado por outro para uma pessoa da idade dela.Eu e minha irma vamos falar com o medico que queremos voltar para o marevan mas temo estar fazendo a coisa errada.,qual a opiniao do senhor?

  164. dreduardowebster

    Obrigado Bel. Desejo tua rápida recuperação.

  1. Pingback: Os números de 2010 « Blog do Dr. Eduardo Webster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 72 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: